sábado, 15 de março de 2008

Deus é DEUS VIVO!

Lição III – Deus é DEUS VIVO

Base bíblica:
II Rs 4:8-37 8
Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição. 9 Em vista disso, ela disse ao marido: "Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus. 10 Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo". 11 Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se. 12 Ele mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita. Ele a chamou e, quando ela veio, 13 Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: "Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército?" Ela respondeu: "Estou bem entre a minha própria gente". 14 Mais tarde Eliseu perguntou a Geazi: "O que se pode fazer por ela?" Ele respondeu: "Bem, ela não tem filhos, e seu marido é idoso". 15 Então Eliseu mandou chamá-la de novo. Geazi a chamou, ela veio até a porta 16 e ele disse: "Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços". Ela contestou: "Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus!" 17 Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho. 18 O menino cresceu e, certo dia, foi encontrar-se com seu pai, que estava com os ceifeiros. 19 De repente ele começou a chamar o pai, gritando: "Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!" O pai disse a um servo: "Leve-o para a mãe dele". 20 O servo o pegou e o levou à mãe. O menino ficou no colo dela até o meio-dia, e morreu. 21 Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. 22 Ela chamou o marido e disse: "Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo". 23 Ele perguntou: "Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado!" Ela respondeu: "Não se preocupe". 24 Ela mandou selar a jumenta e disse ao servo: "Vamos rápido; só pare quando eu mandar". 25 Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu à distância, disse a seu servo Geazi: "Olhe! É a sunamita! 26 Corra ao seu encontro e pergunte a ela: 'Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho?' " Ela respondeu a Geazi: "Está tudo bem". 27 Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: "Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o SENHOR nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia". 28 E disse a mulher: "Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?" 29 Então Eliseu disse a Geazi: "Ponha a capa por dentro do cinto, pegue o meu cajado e corra. Se você encontrar alguém, não o cumprimente e, se alguém o cumprimentar, não responda. Quando lá chegar, ponha o meu cajado sobre o rosto do menino". 30 Mas a mãe do menino disse: "Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida que, se ficares, não irei". Então ele foi com ela. 31 Geazi chegou primeiro e pôs o cajado sobre o rosto do menino, mas ele não falou nem reagiu. Então Geazi voltou para encontrar-se com Eliseu e lhe disse: "O menino não voltou a si". 32 Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama. 33 Ele entrou, fechou a porta e orou ao SENHOR. 34 Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. 35 Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. 36 Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: "Pegue seu filho". 37 Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu.
Teatro:
Objetivo: demonstrar que é Deus quem dá a vida a cada um de nós e que devemos ser gratos por isto.
Cenários:
Personagens:

1ª Cena: Narradora: -Vocês se lembram de Elias? Pois é... Depois de Elias veio Eliseu a ocupar seu lugar com profeta do Senhor. Certo dia, Eliseu foi a uma cidade chamada Suném. Lá ele visitou um casal que não tinha filhos. Já pensaram em uma casa sem crianças? Vamos ver o que aconteceu?
Cena de casa:
Marido: -querida, onde andará o homem de Deus? Tenho sentido falta dele. Gosto muito de me assentar com ele e ouvi-lo. aquilo sim é sabedoria. Deus fala pela boca dele.
Esposa: - não sei (pensativa). Já faz algum que não aparece. Também gosto muito de ouvir o homem de Deus.tenho certeza de que não tem vindo por estes lados pois não passaria por aqui sem provar de minha comida!
Esposo: -É isto é verdade, você cozinha muito bem...
Surge o profeta ainda ao longe diante da casa daquele casal...
Casal (exclama em uníssono): -É o homem de Deus! O profeta Eliseu!
O esposo corre para se encontrar com o profeta.
Esposo: -Seja bem vindo, homem de Deus!
Profeta: - Deus te abençoe, meu filho! Podemos, eu e meu servo, comermos e dormirmos na casa de vocês hoje?
Esposo: -Claro, profeta Eliseu. É um grande prazer para mim e para minha mulher recebê-los em nossa casa. Venha pois minha esposa já deve estar com a comida na mesa!
A esposa recebe Eliseu e se assentam à mesa em pantomínia, enquanto o narrador fala.
Narrador: -vejam, crianças! Aquele casal já havia se acostumado. Toda vez em que o profeta estava de caminho por perto da Cidade de sunén, ele fazia questão de entrar na cidade e visitar aquele casal e comer com eles. Vamos ver o que aconteceu...
2ª Cena:
Esposa: - meu marido, este profeta é um profeta de verdade! vamos construir um quartinho para ele e seu moço de forma que coma, beba e descanse de sua viagem aqui em nossa casa.
Esposo: -É boa esta palavra. Vamos sim, façamos um quartinho.
Esposa: - Vamos colocar neste quartinho uma cama bem confortável, uma cadeira e uma lâmpada para a leitura do profeta, pois bem sei que ele gosta de meditar na Palavra de Deus.
Esposo: -Então vamos chamar os pedreiros e providenciar tudo!
Os pedreiros trabalham em pantomínia enquanto o narrador fala às crianças.
Narrador: -Gente, vocês perceberam o que está acontecendo aqui? Quanta atenção o profeta recebeu daquele casal! Além de passar de vez em quando e comer de graça com eles agora tinha um quarto separado só para ele!...
3ª Cena:
Aproximam-se o Profeta Eliseu e seu ajudante e a mulher os recebe à porta da casa.
Mulher (entusiasmada): -Venha, profeta. Tenho uma surpresinha para o senhor.
Profeta: -Uma surpresinha?
Mulher: -Venha e veja com seus olhos. (apontando o quarto) eu e meu marido decidimos construir um quarto para o senhor. Aqui o senhor pode ficar o quanto quiser. Preparamos uma cama, uma cadeira e a lâmpada para a leitura da palavra de Deus.
Profeta: -Pensaram em tudo! Deus recompense a vocês esta boa coisa que fazem a mim. Muito obrigado.
Mulher: -Boa noite, profeta
Profeta: -Boa noite!
O profeta e seu ajudante se deitam no quarto. O profeta se levanta.
Profeta: -Geazi, preciso saber uma coisa!
Geazi: -O que queres, meu senhor?
Profeta: - Esta mulher fez uma coisa maravilhosa comigo construindo-me um quarto. Quero interceder por ela junto ao Senhor meu Deus, para que a abençoe em paga a tudo o que tem feito por nós. Vá agora e pergunte a ela se há algo que posso fazer para ajudá-la.
Geazi procura a mulher.
Geazi: -Você teve todo este trabalho construindo um quarto para o profeta Eliseu. O que podemos fazer por você?
Mulher: -Agradeço a preocupação, mas estou muito bem. Deus tem me dado uma boa condição de saúde e vivo bem com meus irmãos. De nada sinto falta!
Geazi retorna para junto do profeta.
Profeta: -como foi a conversa? O que mulher disse? Pelo que deverei orar ao Senhor?
Geazi: -A mulher nada disse, mas vi que não tem filhos e seu esposo já é velho.
Profeta: -Senhora, daqui a um ano você estará com um bebê nos braços.
Mulher: -Profeta, por favor não me iluda. Porque se eu esperar nesta palavra e não ficar grávida vou me decepcionar e me entristecer muito. Não!! Não quero nem pesar nisto!
Profeta: -Guarde tudo isto em seu coração e confie no Senhor.
O profeta e seu ajudante se despedem da mulher em pantomínia
Narrador: -Aquela mulher acabou demonstrando um desejo escondido em seu coração: o de se engravidar. Talvez ela não quisesse mais embarcar nesta jogada por já se ter decepcionado com cada vez em que pensou estar grávida. Ela deve ter passado a vida sonhando com seu filhinho nos braços... Mas o Senhor foi fiel e ao final de um ano ela estava com o menino nos olhos. O tempo passou e o menino se tornou Junior. Vamos ver o que vai acontecer agora?
Mulher: -filho! Filho! Vem até aqui!
Filho (já rapazinho): -mandou me chamar, mamãe?
Mãe: -Vá se encontrar com seu pai e veja se ele precisa de ajuda no trabalho.
Filho: -Está certo, mãe. Vou agora mesmo.
Em seguida o filho retorna.
Filho: -Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!
Mãe: - O que está acontecendo?
Filho: -papai me mandou de volta porque estou com muita dor de cabeça.
Filho: -Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!
Filho: -Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!
De repente o filho cai no chão.
Mãe (desesperada): -Meu filho! Meu filho morreu!
Mãe sai correndo de cena...
Narrador: -gente quanta coisa acontece nesta história! Vocês viram como o menino morreu de repente. Pois é, a mãe saiu imediatamente para se encontrar com o profeta. O profeta mandou seu ajudante colocar o seu cajado no rosto do menino, mas não adiantou nada!a mãe estava tão angustiada que pediu ao profeta que fosse com ela, então o profeta orou ao Senhor e pediu que o menino voltasse a viver e se deitou do lado dele e o aqueceu. O menino espirrou sete vezes e acordou...
Filho (espirrando): Mãe!
Mulher: -Graças a Deus que me devolveu este meu único filho. Bendito seja o Deus de Eliseu, criador dos céus e da terra. Ele é um Deus que tem pena de nós e nos acode em nossos problemas. Ele é o Deus que dá a vida e a tira quando bem quer. Aleluia!

Fim

Nenhum comentário: