sábado, 1 de março de 2008

A vergonha de baal e a Gloria de Deus

A Vergonha de baal e a Glória de Deus

Por Gilvano Amorim Oliveira
Baseado em 1Rs 16.29-34 e 17.1-40

Personagens: Rei Acabe, Jezabel, Elias e profetas de Baal. Participação das crianças como povo.
Narrador: -hoje vamos contar a história de um rei muito mal, que se mostrou rebelde e desobediente ao Senhor. Alguns reis antes dele já haviam sido desobedientes ao Senhor, mas este foi mais desobediente do que todos os reis de Israel antes dele. O nome deste rei era Acabe. Vamos ouvir um pouquinho da conversa deste rei com sua mulher? Assim, entenderemos porque o Senhor ficou tão bravo com ele.
Entram o Rei Acabe e Jezabel sua esposa.
Jezabel (de modo presunçoso): -Acabe, agora que estou casada com você, deixa eu dizer uma coisa.
Rei Acabe: -Pode falar, minha querida, sou todo ouvidos!
Jezabel: -É bom mesmo me ouvir, senão...
Rei: -como disse, pode falar que estou ouvindo...
Jezabel: -Já ouvi falar da ridícula história de seu povo e de como serviram a um certo Deus...esta história de atravessar o mar vermelho, de lançar pragas ao povo do Egito, de ser protegido no deserto durante 40 anos e outras ladainhas mais não admito aqui em casa. Nada de ensinar isto a nossos filhos!
Rei: -Que isto não seja preocupação para você, minha querida. Já decidi abandonar os caminhos deste Deus. Quero ser como foi Jeroboão, que reinou antes de mim.
Jezabel (confiante): -agora, sim começamos a nos entender!
Rei: -tenho ouvido falar muito bem de um certo deus de nome baal. Quero ser servo dele. Sei que é um deus que cuida muito bem de seus servos. Você já viu o templo que estou terminando em Samaria? Um colosso, não? Tudo dedicado ao grande deus baal.
Jezabel: -este é meu deus desde minha infância. Toda minha família é devota deste deus. Aqui em casa só se servirá a este deus. Vou trabalhar para acabar com o culto a este Deus de seus antepassados e mandarei matar todos os seus sacerdotes. Assim, não haverá nenhuma concorrência ao meu baalzinho querido.
Rei: -tudo o que você falou está correto e concordo!
Jezabel: -Acabe! Não são horas do sacrifício da noite ao meu baal? Vamos! Não vamos deixar baal esperando!
Narrador: -pessoal, vocês observaram o que aconteceu aqui? Vocês acham que Deus aprovou esta conversa? Acontece que Deus mandou um profeta chamado Elias dizer a Acabe que Deus mandaria uma seca muito forte para a terra dele como castigo por sua decisão de seguir a um deus falso. Jezabel ficou furiosa! Ela mandou matar os profetas do Senhor. Todos passaram a ter muito medo dela. Mas um dia o senhor fez uma coisa que ninguém esperava... vamos precisar da ajuda de vocês para que possamos mostrar o que aconteceu naquele dia. Tenho aqui comigo estes cartazes (mostrar os cartazes). Quando eu levantar estes cartazes vocês vão lê-los bem alto ok? (vamos treinar?) muito bem. Agora estamos prontos para ver o que aconteceu...
Entra o rei Acabe...
Rei: -que seca terrível. Já não há água nem para o rei se banhar! Como pode uma coisa destas? Meu gado está morrendo e as plantações estão secas. Por que baal não me ouve? Tenho pedido tanto a ele por chuva. Sonho com o barulhinho de chuva no meu telhado à noite. Que saudade de uma chuvinha...
O rei anda de um lado para outro
Rei ( mudando o humor): -agora me lembro! É culpa daquele profetinha Elias. Bem feito Jezabel, minha esposa, querer matá-lo! Foi ele quem disse para não chover! Ah se encontro este homem pela frente...
Neste momento entra o Profeta Elias...
Rei (Exclamando): -Ora, ora finalmente encontro o homem que tem tirado a paz de nosso meio e ensinado coisas radicais a respeito de sua religião.
Elias: -Não tenho tirado a paz de Israel, mas ensino sim fidelidade ao Senhor nosso Deus. Ele não aceita que o sirvamos e a deuses estranhos e fracos.
Rei (irritado): -alto lá! Baal não é fraco!
Profeta: - então vamos ver quem é mais forte. Se o Senhor ou baal. Chame os sacerdotes de baal aqui e vamos hoje decidir este negócio!
Entram os profetas de baal ( fazendo mesura ao rei): -mandou nos chamar, ó Rei?
Rei: -mandei sim. Elias está propondo um desafio para nosso baal.
(1º. Cartaz)
Sacerdotes: -que assim seja. Baal nos dará vitória!
Elias: -Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro, sem confiar no senhor? Se o SENHOR é Deus, sigam a ele; mas, se baal é deus, sigam-no. Tão somente não queiram servir aos dois!
(1º cartaz)
Elias: -: Eu sou o único que restou dos profetas do SENHOR, mas vocês são quatrocentos e cinqüenta profetas de baal. Preparem um sacrifício ao deus baal neste altar. Deixem tudo pronto, mas não ponham fogo. Invoque então a seu deus e ele mandará fogo do céu!
1ª cartaz!
Então os profetas de baal começaram a clamar a seu Deus
2ª Cartaz!
Os profetas em pantomínia gritam por baal, enquanto as crianças lêem o segundo cartaz...
Elias: -vejam vocês estão clamando por baal desde o nascer do sol e já passa do meio dia! Será que não deviam gritar mais alto? Quem sabe baal esteja pensando na vida, talvez viajando. Já sei ele dorme! Gritem que talvez acorde!
Crianças: cartaz 2
Elias: -agora chegou minha vez. Vocês verão como Deus é fiel e atende ao que a ele clamam e como não despreza seus servos como faz baal. Para que não restem dúvidas quanto ao poder do Grande Deus que fez os céus e a terra, molhem bem este altar. Poderia este altar se incendiar estando tão molhado se não fosse um poder extra-ordinário como só Deus tem?
Elias ergue os olhos ao céu e ora a Deus:- Senhor, meu Deus e Deus de nossos pais, faça saber a este povo quem é o Senhor e que por tua ordem faço tudo isto agora. ó SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó SENHOR, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti.
Imediatamente o altar se incendeia
Crianças: Cartaz 3
Elias: Glória e honra sejam a ti Senhor. Envergonhados sejam todos os que buscam a deuses estranhos que não podem ouvir nem agir.
Profetas: -socorro! Salve-nos porque esperávamos num deus falso Só o Senhor é Deus!
Elias (perseguindo os profetas): -Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar!
Fim!

Nenhum comentário: